Assinado Termo de Cooperação para Feira Brasil Sul de Franchising

23/02/2018 14h32 - Por: Rodrigo André Pompermayer - via Assessoria de Imprensa

 
Foto Darlei LottermannFoto Darlei Lottermann
 

Na quinta-feira, dia 22, foi assinado o Termo de Cooperação entre a Administração Municipal de Chapecó e a Brasil Sul Franchising para a realização da 1° edição da Feira Brasil Sul Franchising (BSF), no Parque Tancredo Almeida Neves (Efapi). O prefeito Luciano Buligon, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcio Sander e o empresário da Sonna Eventos, organizadora da feira, Cleverson Dalmora, assinaram a parceria do evento, que ocorre de 27 a 29 de Abril de 2018.

O Termo prevê a isenção de taxas para utilização do Parque no período de realização da feira. A medida foi aprovada, com amparo legal, pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e visa incentivar o Turismo de Eventos e Negócios, impulsionando a economia local e regional. O Prefeito Buligon parabenizou a atitude da realização de um evento desse porte em Chapecó, já que eventos do gênero só aconteciam em grandes centros. Ele percebe que as franquias têm crescido nos últimos anos e são importantes mecanismos para impulsionar a economia local, estadual e nacional.

Já Dalmora ressalta que BSF tem selo da Associação Brasileira de Franquias (ABF), principal entidade do setor de franquias, que possui mais de 1000 associados, divididos entre franqueadores, franqueados e colaboradores que, nos últimos anos, vêm organizando e participando de diversas ações para o desenvolvimento do sistema no Brasil.

Outro fator importante é que Chapecó está entre as 100 melhores cidades do Brasil para investir em negócios. O município está em 56ª posição no ranking, com 9,85 pontos. O estudo foi realizado pela Consultoria Urban Sistems e divulgado pela Revista Exame.

Chapecó é também a sexta maior economia do estado, empregando mais de 78 mil pessoas com carteira assinada, segundo a Associação Comercial de Industrial de Chapecó (Acic). Dalmora enfatiza que as previsões daqui para frente são de crescimento, sendo um fator consolidado e comprovado. "Com a queda das taxas de juros, e as projeções positivas das empresas de grande porte, 2018 deve apresentar crescimento de 2,5 a 4%".

O que é uma franquia?

A franchising ou franchise [francháiz] é uma estratégia utilizada em administração que tem, como propósito, um sistema de venda de licença na qual o franqueador (o detentor da marca) cede ao franqueado (o autorizado a explorar a marca), o direito de uso da sua marca, patente e infraestrutura da empresa.