Economia

Cheques de qualquer valor serão compensados em um dia útil

O BC avaliou que a unificação da regra compensação permitirá "ganho de eficiência e redução de custos, operacionais e financeiros, para todo o sistema".

27/11/2017 13h42 - Por: Janaina Chagas

O Banco Central (BC) publicou nesta segunda-feira (27) uma circular que altera o sistema de compensação de cheques no país. Pelas novas regras, a compensação de cheques passará a ser em um dia útil para todos os valores, inclusive para cheques abaixo de R$ 300, cujo prazo atual é de dois dias úteis, informou o BC.

De acordo com a autoridade monetária, com a redução da quantidade de cheques e o aumento da capacidade tecnológica para o seu processamento, não é necessário mais dois dias úteis para sua compensação. O BC avaliou que a unificação da regra compensação permitirá "ganho de eficiência e redução de custos, operacionais e financeiros, para todo o sistema".

"As alterações seguem o esforço do BC de aprimorar os vários instrumentos de pagamentos, tornando-os mais seguros e eficientes para o usuário", acrescentou a instituição.

Entre março de 2005 e outubro de 2017, por exemplo, o Banco Central informou o número de cheques processados, mensalmente, pela Centralizadora da Compensação de Cheques (Compe) caiu de 170 milhões para 42 milhões.

FONTE: G1

(Foto: Arquivo/Agência Brasil)(Foto: Arquivo/Agência Brasil)