Quarta, 20 de setembro de 201720/9/2017
Céu limpo
15º
17º
31º
Chapeco - SC
dólar R$ 3,13
euro R$ 3,76
Farmácias São Rafael
SAÚDE
Vigilância Epidemiológica divulga nota esclarecendo possíveis casos de meningite em Chapecó
.
Izaque Corvalan Chapeco - SC
Postada em 06/09/2017 ás 16h55
Vigilância Epidemiológica divulga nota esclarecendo possíveis casos de meningite em Chapecó

Após rumores de possíveis casos de meningite em Chapecó, foi divulgado pela Vigilância Epidemiológica na manhã desta quarta-feira (6), uma nota esclarecendo que os casos registrados até o momento não caracterizam essa possibilidade.


Confira a nota na íntegra:


“O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do município de Chapecó informa que todos os casos de meningite registrados até o momento não apresentam vínculo epidemiológico entre si e, portanto, não caracterizam surto da doença.


Em 2017, até o dia 05 de setembro foram confirmados 16 casos de meningite em geral, sendo sete casos virais, oito bacterianas e um óbito por meningocóccemia confirmado em diagnóstico clínico e laboratorial.


Em relação ao óbito confirmado no município, foram realizadas todas as medidas preconizadas pelo guia de Vigilância Epidemiológica, bem como o controle de possíveis contatos e suspeita de casos novos. Esclarecemos que a Secretaria de Saúde de Chapecó está em permanente vigilância juntamente com o estado e todas as medidas de bloqueio e controle estão e continuarão sendo adotadas.


O QUE É A MENINGITE?


A meningite é a inflamação das meninges, membranas que protegem o cérebro e a medula espinhal. Causada por vírus, fungos, bactérias e protozoários. As causadas por bactérias são as mais graves.


COMO SE TRANSMITE?


A transmissão ocorre por meio das vias respiratórias, em contato com secreções, gotículas do nariz e da garganta expelidas pela fala, tosse e espirro. Sua transmissão é facilitada em ambientes fechados e/ou sem ventilação. Pessoas residentes na mesma casa, que compartilham dormitórios ou alojamentos estão suscetíveis ao contágio. O mesmo pode ocorrer em creches, escolas, acampamentos ou locais em que haja aglomeração de pessoas.”

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
imprimir
1.338
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium